Buscar
  • Fabio Americano

Notícias do antigo São Domingos do Prata

UM PRESENTE MUITO ESPECIAL PARA OS PRATIANOS DE CORAÇÃO E INTERESSADOS NAS HISTÓRIAS DAS REGIÕES DO MÉDIO PIRACICABA E VALE DO RIO DOCE



O LIVRO


Esse é um livro para fazer parte das estantes dos amantes da história regional. Nele o autor destaca a grandiosidade e importância do município São Domingos do Prata no Estado de Minas Gerais, usando para isso uma seleção de notícias de atos das administrações públicas e publicações de jornais ao longo de mais de cem anos da história da região e em especial de São Domingos do Prata.


Mais do que um livro de notícias que evidenciam a grandeza do antigo São Domingos do Prata, também é um rico álbum fotográfico que permite contextualizar e evidenciar com fotos antigas a história do município, Sede e distritos. O livro concretiza a possibilidade de preservação de centenas de fotos que são históricas para a região, fotos que circulam entre os pratianos (e na internet), e que em sua maioria tiveram a qualidade melhorada pelo editor. O tamanho do livro em formato A4 foi definido exatamente para permitir melhor qualidade de impressão e visibilidade das fotos. São quase 500 páginas de história regional apresentada sob a forma de notícias e imagens.


O livro já está disponível para venda no site fabooks.com.br, um site dedicado a divulgação e comercialização de livros que não são vendidos em livrarias, impressos em pequenas tiragens, produzidos de forma quase artesanal. O objetivo do site FAbooks é exatamente criar um espaço virtual que apoia esse tipo de produção de livros que até a pouco tempo não teriam viabilidade econômica para serem publicados.


O AUTOR

Edelberto Augusto Gomes Lima é um pratiano com raízes fortes, múltiplas e profundas em sua terra natal, e sempre expandindo seu espírito de pesquisador da história nos brinda com esse livro, completando com essa a publicação de quinze obras, sendo três sobre Sabará e as outras doze sobre São Domingos do Prata, cidade da qual jamais se desvinculou sensivelmente, mesmo após sua mudança para Belo Horizonte onde estudou, se estabeleceu como profissional de advocacia e constituiu sua família.



Após a aposentadoria ele tem se dedicado com mais afinco às realizações das pesquisas e produções das suas obras, que jamais foram vendidas; apenas três foram transformadas em livros impressos com distribuição bastante restrita. Há que se destacar sua generosidade em disponibilizar todos seus livros em formato digital para download gratuito na internet.

Agora um esforço para disponibilizar um livro atendendo aos amigos que preferem um livro à moda antiga, para folhear, guardar e também presentear aos parentes e amigos.

58 visualizações0 comentário