Capa_InPixio.jpg

A TRAJETÓRIA DE ADAM BOWEN

DE MILAN COUNTY, TEXAS (ESTADOS UNIDOS) ATÉ TIMÓTEO, MINAS GERAIS (BRASIL)

Autor: Maurício de Castro Araújo
Editor: Fábio Americano

A história de Adam Berry Bowen é similar à da maioria dos imigrantes do sul dos Estados Unidos, que vieram para o Brasil após a guerra da secessão a partir de 1865.

Uma palavra descreve o espírito destes imigrantes: resiliência. A perda da guerra civil para os "nortistas, marcou o fim de uma era no Sul e deixou um sentimento desesperado de vazio e identidade perdida em muitos sulistas que temiam a humilhação, a pobreza, e até mesmo a acusação por traição que eles acreditavam que certamente aconteceria após a guerra.

Na época, Dom Pedro II estabeleceu procedimentos para incentivar a vinda dos americanos, pois eles tinham conhecimento de novas técnicas de agricultura.

Então entre 5.000 e 7.000 vieram para o Brasil, principalmente para o estado de São Paulo e a região de Manaus na Amazônia. O pai de Adam, Willian Rankin Bowen, juntamente com Frank McMullan, reconhecidos como agentes de imigração pelo governo brasileiro, lideraram um grupo de 152 texanos, que vieram para o Brasil em 1867, suportando problemas na viagem, incluindo um naufrágio. Neste grupo estava Adam com 17 anos, seu irmão Leônidas, suas irmãs Sue e Beth, que foram para a região no Vale da Ribeira em São Paulo, onde seria estabelecida a colônia, que não foi conforme haviam sonhado. Em 1882, Adam Bowen veio de Campinas - SP para Minas Gerais, onde ajudou a criar a Escola Agrícola de Itabira e em função disto trabalhou em várias fazendas para o ensinamento prático das técnicas agrícolas.

Na fazenda do José Moreira da Silva, em Marliéria, onde ensinou técnicas agrícolas, conheceu Josefa Umbelina da Silva com quem se casou. Morou em Santana do Alfié, distrito de São Domingos do Prata, e ajudou ao francês Raoul de Caux, que havia conhecido na Escola Agrícola, a preparar a terra e plantar vinhedo na fazenda do Bicudo. Teve 7 filhos e em 1922, incentivado e apoiado pelo filho e pioneiro José Moreira Bowen, veio de Marliéria para Timóteo, onde viveu até a sua morte em 1933.

COMPRAR

Veja mais
 
Imagem1a.PNG

FOLHEANDO ...

Entre em contato
 
 

ENTRE EM CONTATO

SOBRE AS ENTREGAS

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Livros disponíveis em estoque serão postados em até 3 dias.

Livros não disponíveis no estoque, em até 15 dias.

O cliente será avisado da disponibilidade na ocasião da compra.

Tarifa do correio para entrega já inclusa nos preços de todos livros.

Rua Goitacases, 152/701- Centro- Belo Horizonte - 30190-050

(31) 9 8569 5696

Obrigado pelo envio!