Stanley Savoretti.jpeg

PASSEGERI DI IN SOGNO

Vapor Montevideo
A imigração italiana para Minas Gerais

Grande entusiasta de pesquisas genealógicas, notadamente de sobre imigrantes italianos, Stanley Savoretti de Souza, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, lançará o livro Passaggeri di un Sogno – o vapor Montevideo – imigração italiana em Minas Gerais.


Baseando-se em dados obtidos em fontes primárias, o autor resgata a memória e a origem de diversas famílias que, partindo de Gênova, vieram para o Brasil em 1896, a bordo do vapor Montevideo. Sobrenomes como Anastasio, Biagini, Cavalieri, Fantini, Maggi, Miccheletti, Panicali, Sanna, Vignoli e tantos outros estavam a bordo do Montevideo em busca de melhores condições.


Considerando que genealogia não é o estudo da nobreza, mas de grupos familiares em seu contexto histórico e geográfico, Stanley Savoretti de Souza descreve como os migrantes eram arregimentados no país de origem, as condições da viagem marítima, a passagem pela Hospedaria da Ilha das Flores, no Rio de Janeiro, até chegarem na Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora.


Na época, Juiz de Fora era centro de importante região cafeeira em Minas Gerais, onde a mão de obra da maioria dos italianos foi usada nas lavouras, em substituição ao trabalho escravo.


Alguns passageiros do Montevideo acabaram transferindo-se para outros estados brasileiros. Em comum, essa  brava gente tinha o sonho de “fazer a América”.

 
 

GALERIA DE FOTOS

Lançamento

 
 
O Tempo 20190812.PNG

REPERCUSSÕES ...

 

ENTRE EM CONTATO

SOBRE AS ENTREGAS

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Livros disponíveis em estoque serão postados em até 3 dias.

Livros não disponíveis no estoque, em até 15 dias.

O cliente será avisado da disponibilidade na ocasião da compra.

Tarifa do correio para entrega já inclusa nos preços de todos livros.

Rua Goitacases, 152/701- Centro- Belo Horizonte - 30190-050

(31) 9 8569 5696

Obrigado pelo envio!