top of page

Diló

ILÍDIO BENEVENUTO COSTA

Ricamente ilustrado com um belíssimo acervo fotográfico histórico de um dos mais importantes fotógrafos de Minas Gerais, o livro “Cidades do Médio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata e João Monlevade, Ontem e Hoje” mostra a arte em preto e branco de Ilídio Benevenuto Costa - Diló.

Presente em todas as páginas, Diló, foi um dos maiores mestres da fotografia dos anos 1940 e 50, tendo fotografado grande parte das cidades do Leste mineiro.

Nascido em Nova Era, Ilídio Benevenuto Costa, que dedicou sua vida profissional a fotografar todo o Médio Piracicaba, mudou-se para João Monlevade, para atender como fotógrafo oficial da Cia. Siderúrgica Belgo Mineira. “Prestamos uma homenagem ao mestre Diló no final do livro, onde reiteramos nossos agradecimentos aos seus familiares por nos ceder tão rico acervo fotográfico, enfatiza Mário de Carvalho Neto, autor do livro.

Livro histórico fotográfico 

O livro “Cidades do Médio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata, João Monlevade, Ontem e Hoje”, conta um pouco da história das três cidades, ilustrado com fotografias históricas e atuais, sendo as atuais, produzidas no mesmo local, propiciando ao leitor comparar o presente com o passado, e refletir mediante de uma leitura mais aprofundada sobre as transformações ocorridas, principalmente nos aspectos urbanos.

Este livro, é mais um projeto bem sucedido da dupla Mário e Elvira, diretores da MCN Comunicação e Editora, produtora da revista e do portal, Revista Caminhos Gerais.

Por meio do comparativo fotográfico entre o passado e o presente, o livro resgata para a geração atual um pouco da cidade que seus antepassados ajudaram a construir e a cidade que essa geração está construindo, com as intervenções na busca de uma representação do moderno.

“O processo de transformação contínua que as cidades vêm sofrendo, nem sempre oferece como contrapartida, a tão desejada qualidade de vida. Por meio da leitura e observação entre as ricas imagens do passado e do presente, onde se confronta hábitos, costumes, objetos, atividades, mobilidade, adensamento populacional, o leitor é motivado à reflexão sobre a cidade onde vive, se foi ideal, se é ideal ou se está destinada a ser ideal” avaliou Mário.

Segundo Elvira, apesar das fotografias atuais se limitarem à buscar o enquadramento o mais próximo possível das fotografias históricas, focadas nas transformações dos aspectos urbanos e industriais, o trabalho a propiciou um conhecimento mais aprofundado sobre as três cidades, com fortes indicativos social, econômico e cultural.

Os livros estão à venda nas seguintes bancas:

      Nova Era: Banca da Rodoviária

      São Domingos do Prata: Banca da Praça da Matriz

      João Monlevade: Banca da Praça Sete de Setembro.

      Nas livrarias do Vale do Aço                        

ILIDIO BENEVENUTO COSTA DILO.jpg
Dilo.png
MÁRIO DE CARVALHO NETO E ELVIRA NASCIMENTO (2).jpg
MONLEVADE CARNEIRINHO.jpg
PRATA HOSPITAL N S DAS DORES.jpg
MONLEVADE USINA.jpg
NOVA ERA RUA GOV VALADARES.jpg
PAGINA monlevade.jpg
PRATA CENTRO S D DO PRATA.jpg
MONLEVADE AVENIDA.jpg
NOVA ERA FAZENDA DA VARGEM.jpg
PAGINA NOVA ERA.jpg
PRATA CENTRO PANORAMICA.jpg
NOVA ERA BAIRRO DA ESTAÇÃO.jpg
PAGINA prata.jpg
bottom of page