top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabio Americano

Livros sobre famílias pratianas

Atualizado: 23 de ago. de 2022

O livro “Os Marques Afonso e seus descendentes: para sempre na memória” foi lançado no último dia 6, em São Domingos do Prata, durante as comemorações do aniversário de 132 anos do município.


A obra é fruto dos esforços da professora e historiadora Carla Valéria Vieira Linhares Maia e da professora e pedagoga Ivone Vieira Moraes Lamas, com especial colaboração de Maria Christina Marques.

O lançamento ocorreu na sede da Câmara Municipal com a presença do prefeito, Fernando Rolla, do vice Edmar Martins, do anfitrião Laércio Maciel, da Doraliza Braga Rolla, representando a Casa de Cultura, do Cantor e compositor pratiano Celso Adolfo e do genealogista Antônio de Oliveira Penna.


O evento foi abrilhantado com uma linda apresentação do coral Vozes de Prata, regido pela maestrina Andréa Carvalho, e foi encerrado com agradável coquetel.


O livro é parte da coletânea: São Domingos do Prata e suas famílias: três séculos de História(s). O intuito da coletânea é contar um pouco da história de São Domingos do Prata, por meio de algumas de suas famílias mais antigas e tradicionais; aquelas que constituem as raízes dos nascidos nesta região e que tem nesta região o seu lócus de desenvolvimento, ou seja, das famílias originárias ou residentes na cidade de São Domingos do Prata, ligadas aos Marques Afonso como os Rodrigues Leal, Sousa Coutinho, Fonseca e Lanna, Rodrigues da Silva, Ribeiro da Torre, Alves Ferreira, Coelho Linhares, Martins Vieira, Domingues Gomes e Gomes Lima e outras, e também as que se originaram destas uniões como os Vieira Marques, Marques Lanna e Marques de Oliveira.


As pesquisas abrangem um território mais amplo com os antigos e atuais distritos de Santana do Alfié, Ilhéus do Prata, Vargem Linda, Santa Isabel, Sacramento, Juiraçu e as cidades de Santa Bárbara, Catas Altas, Barão de Cocais, Rio Piracicaba, São José do Goiabal, Marliéria, Jaguaraçu, Dionísio, João Monlevade e Nova Era.


História


A escritora Carla Linhares Maia relata que os livros investigam a história dos fundadores de São Domingos do Prata e de seus descendentes. Para a pesquisa, foram realizadas viagens a várias cidades mineiras, em cartórios, arquivos públicos, eclesiásticos e acervos familiares, além de pesquisas no acervo da Torre do Tombo, o principal arquivo português.


O primeiro livro “São Domingos do Prata nas Minas Coloniais” foi lançado em 2020, trazendo importantes documentos para a história da cidade, dentre eles o inventário e testamento de José Marques Villas, permitindo desvendar a origem dos irmãos Domingos Marques Afonso e José Marques Vilas, considerados os fundadores de São Domingos do Prata, nascidos em Santiago de Beduído, Vila de Estarreja, antigo Bispado do Porto, Portugal, hoje pertencente à região de Aveiro, filhos de Francisco Marques e Maria Marques.


Em entrevista concedida ao Jornal “A Notícia” de João Monlevade, Dona Elena Vieira, que foi professora em escolas de São José do Goiabal e João Monlevade, conta que é descendente do quartel-mestre Francisco Marques Afonso, personagem central do segundo volume, e é prima de uma das autoras. Ela conta que Domingos Marques Afonso imigrou de Portugal, e foi um dos fundadores da cidade. Também relata que a descendência de Domingos Marques Afonso ficou conhecida pela generosidade e desprendimento, contribuindo para o crescimento de São Domingos do Prata. Cita como exemplo o fato dele e seu irmão José Marques Vilas terem doado as terras para patrimônio do nascente arraial de São Domingos do Prata e colaborado, junto com moradores do nascente Arraial de São Domingos do Prata, para a construção da primeira igreja da cidade. O patriarca dá nome a um colégio estadual e a uma rua do município.


O livro está disponível na banca da praça da matriz São Domingos de Gusmão, no site www.fabooks.com.br ou pelo telefone (31) 99276-1356.





107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page